ATIVIDAES INICIAIS
Após conhecer o layout e a localização dos principais recursos do calc 4.2, neste capítulo serão estudadas as atividades iniciais para o desenvolvimentos de trabalhos no calc 4.2. Veremos como criar, salvar e abrir planilhas, preenchimento de células, inserir células, ajustar espaço de linhas e colunas, entre outros.
2.1. Criar planilhas
Ao abrir o calc 4.4, automaticamente um documento contendo uma planilha é criado. Pode-se adicionar novas planilhas a esse documento ou criar um outro contendo uma planilha. Quando for necessário criar uma nova planilha que possua alguma relação com o documento atua, é conselhavel criá-la no mesmo documento. Quando necessário criar uma nova planilhacom outro assunto ou segmento, aconselha-se um novo documento.
Para criar uma nova planilha no mesmo documento, clique sobre o botão Adicionar(+) localizando na Guia de Planilhas. A nova planilha será criada imediatamente.
2.2. Salvar Planilha
Salvar o documento é um procedimento básico, porém essencial para utilizar e editar as planilhas posteriormente. Os trabalhos salvos no Calc 4.2 recebem a extensão .ods, no entanto, utilizando pelo Microsoft Excel, por exemplo.
Para salvar uma planilha no Cala 4.2, realize os procedimentos:
1. Clique no menu Arquivo;
2. Clique sobre a opção Salvar (Ctrl+s);
3. Será exibida a caixa de diálogo Salvar como. Nela realize os procedimentos:
3.1 Selecione a pasta onde o arquivo será salvo:
3.2 No campo Nome, digite um nome para a planilha;
3.3 Para salvar a planilha em outro formato, clique e escolha formato desejado no campo Tipo;
4. Clique em Salvar.
2.2.1 Salvar planilha com Senha
Os elementos principais das planilhas são os dados e as informações que eles representam. Por isso, em algumas ocasiões, os dados que compõem as planilhas podem ser muito importantes e sigilosos, sendo necessário algum tipo de controle de acesso.
O Calc 4.2 permite salvar a planilha com uma senha de acesso, que será solicitada toda vez que a planilha for aberta, evitando a visualização e a alteração indevida dos dados.
Para salvar a planilha do Calc 4.2 com um senha de acesso realize os procedimentos:
1. Clique no menu Arquivo e, em seguida, na opção Salvar (Ctrl+S);
2. Será exibida a caixa de diálogo Salvar como;
3. Nela, execute os procedimentos:
3.1 Selecione a pasta onde o arquivo será salvo;
3.2 Digite o nome do arquivo no campo Nome;
3.3 Marque a opção Salvar com senha;
3.4 Clique em Salvar;
4. Será exibida a caixa de diálogo Definir senha. Nela, realize os procedimentos:
4.1 Digite a senha de acesso no campo Digite a senha de abertura;
2.1. Criar planilhas
Ao abrir o calc 4.4, automaticamente um documento contendo uma planilha é criado. Pode-se adicionar novas planilhas a esse documento ou criar um outro contendo uma planilha. Quando for necessário criar uma nova planilha que possua alguma relação com o documento atua, é conselhavel criá-la no mesmo documento. Quando necessário criar uma nova planilhacom outro assunto ou segmento, aconselha-se um novo documento.
Para criar uma nova planilha no mesmo documento, clique sobre o botão Adicionar(+) localizando na Guia de Planilhas. A nova planilha será criada imediatamente.
2.2. Salvar Planilha
Salvar o documento é um procedimento básico, porém essencial para utilizar e editar as planilhas posteriormente. Os trabalhos salvos no Calc 4.2 recebem a extensão .ods, no entanto, utilizando pelo Microsoft Excel, por exemplo.
Para salvar uma planilha no Cala 4.2, realize os procedimentos:
1. Clique no menu Arquivo;
2. Clique sobre a opção Salvar (Ctrl+s);
3. Será exibida a caixa de diálogo Salvar como. Nela realize os procedimentos:
3.1 Selecione a pasta onde o arquivo será salvo:
3.2 No campo Nome, digite um nome para a planilha;
3.3 Para salvar a planilha em outro formato, clique e escolha formato desejado no campo Tipo;
4. Clique em Salvar.
2.2.1 Salvar planilha com Senha
Os elementos principais das planilhas são os dados e as informações que eles representam. Por isso, em algumas ocasiões, os dados que compõem as planilhas podem ser muito importantes e sigilosos, sendo necessário algum tipo de controle de acesso.
O Calc 4.2 permite salvar a planilha com uma senha de acesso, que será solicitada toda vez que a planilha for aberta, evitando a visualização e a alteração indevida dos dados.
Para salvar a planilha do Calc 4.2 com um senha de acesso realize os procedimentos:
1. Clique no menu Arquivo e, em seguida, na opção Salvar (Ctrl+S);
2. Será exibida a caixa de diálogo Salvar como;
3. Nela, execute os procedimentos:
3.1 Selecione a pasta onde o arquivo será salvo;
3.2 Digite o nome do arquivo no campo Nome;
3.3 Marque a opção Salvar com senha;
3.4 Clique em Salvar;
4. Será exibida a caixa de diálogo Definir senha. Nela, realize os procedimentos:
4.1 Digite a senha de acesso no campo Digite a senha de abertura;
Comentários
Postar um comentário