ATIVIDAES INICIAIS

Após conhecer o layout e a localização dos principais recursos do calc 4.2, neste capítulo serão estudadas as atividades iniciais para o desenvolvimentos de trabalhos no calc 4.2. Veremos como criar, salvar e abrir planilhas, preenchimento de células, inserir células, ajustar espaço de linhas e colunas, entre outros.

2.1. Criar planilhas

Ao abrir o calc 4.4, automaticamente um documento contendo uma planilha é criado. Pode-se adicionar novas planilhas a esse documento ou criar um outro contendo uma planilha. Quando for necessário criar uma nova planilha que possua alguma relação com o documento atua, é conselhavel criá-la no mesmo documento. Quando necessário criar uma nova planilhacom outro assunto ou segmento, aconselha-se um novo documento.
  Para criar uma nova planilha no mesmo documento, clique sobre o botão Adicionar(+) localizando na Guia de Planilhas. A nova planilha será criada imediatamente.
 Resultado de imagem para menu arquivo calc 4.2

2.2. Salvar Planilha

   Salvar o documento é um procedimento básico, porém essencial para utilizar e editar as planilhas posteriormente. Os trabalhos salvos no Calc 4.2 recebem a extensão .ods, no entanto, utilizando pelo Microsoft Excel, por exemplo.
   Para salvar uma planilha no Cala 4.2, realize os procedimentos:
     1.  Clique no menu Arquivo;
     2.  Clique sobre a opção Salvar (Ctrl+s);
     3.  Será exibida a caixa de diálogo Salvar como. Nela realize os procedimentos:
          3.1  Selecione a pasta onde o arquivo será salvo:
          3.2  No campo Nome, digite um nome para a planilha;
          3.3  Para salvar a planilha em outro formato, clique e escolha  formato desejado no campo                   Tipo;
Resultado de imagem para salvar como a planilha no calc excel

      4.  Clique em Salvar.


2.2.1 Salvar planilha com Senha

  Os elementos principais das planilhas são os dados e as informações que eles representam. Por isso, em algumas ocasiões, os dados que compõem as planilhas podem ser muito importantes e sigilosos, sendo necessário algum tipo de controle de acesso.
 O Calc 4.2 permite salvar a planilha com uma senha de acesso, que será solicitada toda vez que a planilha for aberta, evitando a visualização e a alteração indevida dos dados.
 Para salvar a planilha do Calc 4.2 com um senha de acesso realize os procedimentos:
     1.  Clique no menu Arquivo e, em seguida, na opção Salvar (Ctrl+S);
     2.  Será exibida a caixa de diálogo Salvar como;
     3.  Nela, execute os procedimentos:
          3.1  Selecione a pasta onde o arquivo será salvo;
          3.2  Digite o nome do arquivo no campo Nome;
          3.3  Marque a opção Salvar com senha;
Resultado de imagem para salvar como e com senha a planilha no calc 4.2

       3.4  Clique em Salvar;
 4. Será exibida a caixa de diálogo Definir senha. Nela, realize os procedimentos:
       4.1  Digite a senha de acesso no campo Digite a senha de abertura;








Comentários

Postagens mais visitadas